TURKS AND CAICOS: CONHECENDO O VERDADEIRO PARAÍSO

Por Fernanda Fujisawa

Por muitos anos, as ilhas Turks and Caicos estavam na minha lista de lugares que eu não poderia deixar de conhecer antes de morrer. A expectativa era gigantesca, mas posso dizer que o lugar superou, e muito, ela!

ONDE FICA E COMO CHEGAR?

As ilhas Turks and Caicos ficam há 1h30 de avião de Miami, bem pertinho das Bahamas, no Caribe – quase uma ponte aérea São Paulo – Rio de Janeiro! Mas apesar de estarem tão perto dos Estados Unidos, elas compõem um novo país em território britânico – isso mesmo, a nossa querida rainha Elizabeth, também comanda o paraíso!

img_6571São várias as ilhas, mas a mais famosa é Providenciales, por ser a maior em termos de população, a terceira maior em área e, por possuir a praia mais bonita do mundo (sim, isso é verdade).

Para chegar em Providenciales, peguei um vôo da American Airlines para Miami e, depois de 5 horas de conexão, peguei um vôo Miami – Providenciales (se você conseguir, sente na janela para ver a vista, que é maravilhosa)!

ONDE FICAR?

Opções de hotéis e casas, é o que não falta em Turks and Caicos. O país tem hotéis mais luxuosos, que ficam em ilhas privativas e separadas, hotéis mais baratos, resorts para as família, casas luxuosas e flats, ou seja, lá você encontrará de tudo, para todos os bolsos e gostos!

Como eu estava indo em família, optei pelo hotel/casa do Ocean Club Resort, que btw, eu super recomendo! Ele fica em Grace Bay e é ótimo por ser na praia, possuir piscina e restaurante, além de ser uma casa, com serviço de hotel. O meu quarto tinha duas suítes, um lavabo, uma cozinha toda equipada, sala de jantar e de estar e uma varanda super gostosa! Não tem do que reclamar, né?

Foto: hoteis.com

Foto: hoteis.com

Mas se você está procurando por alguma coisa mais luxuosa, relaxante ou afastada, vou deixar algumas das opções que encontrei (e amei), quando estava pesquisando para a minha viagem: COMO Parrot Cay (fica na ilha Parrot Cay, há 30 minutos de barco de Providenciales), Amanyara (esse é o mais luxuoso, inclusive, muitos artistas se hospedam lá) e Gansevoort Turks And Caicos (fica em Providenciales mesmo, e parece ser lindo – principalmente a piscina!).

O QUE FAZER?

Como Turks and Caicos é um país composto por diversas ilhas, programação é o que não falta por lá!

Grace Bay

A praia mais famosa do país, também é considerada a mais bonita do mundo, e eu super entendi o porquê. Foi lá que encontrei o mar mais turquesa que já vi e, junto com a areia branquinha e fofinha, se tornou a combinação perfeita para um dia lindo no Caribe.

A praia é uma delícia e super extensa – a costa de Providenciales é praticamente inteira “coberta” por ela – mas obviamente, tem os seus pontos estratégicos. A minha sugestão é estacionar o carro na altura do Coral Reef Gardens (onde fica o restaurante Somewhere). Lá, você encontrará várias opções de aluguel de cadeiras (10 USD cada), snorkel e pé de pato.

Além disso, esse é o point para quem gosta de fazer snorkel, por ter corais lindos bem pertinho da praia! Lá, nadei com tartarugas, peixes de todos os tipos e uma eagle ray linda, que parecia que flutuava no mar. A experiência foi incrível, mas mesmo se você não gostar de mergulhar, o clima é perfeito para tomar um bom banho de sol.

West Caicos

Essa é uma ilha do país, que fica há 45 minutos de barco de Providenciales. Eu fui até ela com a Caicos Adventures, em um passeio que durou em torno de 4 horas. Confesso que o contratei, sem saber muito o que esperar, porque nunca tinha pesquisado nada sobre a ilha e nem mesmo ouvido falar. Mas como todos os blogs diziam que eu deveria fazer um passeio de barco, fui até uma lojinha no “shopping” da cidade e perguntei quais eram as opções. Existem várias, que vão para diversas ilhas e têm objetivos diferentes como: somente passeio de barco, snorkel ou scuba diving durante um dia inteiro ou meio dia, podendo ser em grupo ou em barcos privados.

O que eu escolhi chamava Pure Snorkeling (105 USD por pessoa + 12% de taxa) e, assim como na descrição do panfleto, ele não me desapontou – muito pelo contrário, foi uma das melhores surpresas que já ganhei! Ele começou cedinho – às 8h da manhã – quando um dos funcionários da empresa nos buscou no hotel. Fomos para a marina deles e de lá, partimos para a nossa viagem com a nossa guia, Melissa. Paramos em três pontos para fazer snorkel, que eram incríveis. No primeiro, logo de cara, já vimos uma eagle ray gigantesca, nadando bem no raso e pertinho da gente – foi lindo – mas foi rápido e eu não consegui registrar! 😦

Depois das duas primeiras paradas, fomos mais para o fundo, onde paramos para comer um lanche (eles oferecem lanchinho de almoço e bebidas o tempo todo no barco – all inclusive) e nadamos no mar mais lindo e incrível que eu já vi. Na verdade, esse ponto é para mergulhadores, já que é uma parede de corais – tipo onde o Nemo foi quando se perdeu do pai -, mas a Melissa quis nos levar lá e foi maravilhoso. Foi exatamente neste lugar, que eu vi o mar mais lindo da vida – era azul royal, e parecia uma gelatina, de tão azul e transparente – junto com uma parede de corais de cair o queixo, muuuuiiiitos peixinhos e alguns tubarõeszinhos.

Se você gosta de fazer snorkel, essa é uma opção que vale muito a pena, tanto pelo mar turquesa e/ou azul royal, como também pelas surpresas que você pode ter pela frente.

Flamingo Lake

Apesar do nome, acabei não encontrando nenhum flamingo por lá – já estava achando que ia repetir as fotos de Aruba, mas não aconteceu. Mesmo assim, recomendo muito dar uma volta de carro pelas redondezas! Não fiquei em praia, tomando sol ou nadando no mar, mas encontrei vistas lindas da ilha e das outras ilhas de Turks and Caicos, que fizeram esse passeio de carro valer a pena!

Alguns pontinhos extras:

  • Chalk Sound: assim como o Flamingo Lake, o lugar não é muito para quem quer curtir praia, tomar sol e ficar no mar. É na verdade, um lago que se mistura com o mar, mas a cor turquesa é realmente de tirar o fôlego;
  • Parrot Cay: eu não fui para a ilha, mas não posso deixar de indicar aqui, já que a maioria das pessoas que eu falei e a maioria dos blogs que eu li, falavam que a praia era um must no país. Como optei pelo passeio para West Caicos, não consegui conhecer a ilha, mas se você tiver um tempinho, não pode deixar de ir!

ONDE COMER?

Somewhere

O restaurante, que fica em Grace Bay, bem no Coral Reef Gardens, é um dos points da ilha. A comida é gostosa, mas o que encanta mesmo é o ambiente. O restaurante é de madeirinha, com cadeiras ao ar livre, na beira da praia mais bonita do mundo. Tem como não se encantar?

Opus

Apesar do Somewhere ser o famoso point da cidade, o melhor restaurante que conhecemos na ilha foi o Opus, que ficava no nosso hotel. A comida era maravilhosa, o ambiente, super delicioso e o atendimento muito bom – principalmente para o padrão da ilha hehe. Como era o aniversário da minha mãe, comemoramos lá, e ela teve direito à bolo, com parabéns e muito amor! ❤

DICAS:

E para finalizar esse post, vou colocar algumas dicas para tornar a sua viagem mais incrível ainda:

  • Alugue um carro: se você decidir se hospedar em Providenciales como eu, não pode deixar de alugar um carro. A ilha é super pequena e dá para conhecê-la inteira em algumas horinhas (só para ter uma ideia, de ponta a ponta sem parar, dá para fazer em uns 40 minutos estouraaando). Ponto importante: como é território britânico, a mão das vias é ao contrária da nossa!
  • Leve bebidas para a praia: parece dica de farofeiro, mas na verdade, foi uma das melhores coisas que fizemos. A praia não possui as famosas “barraquinhas”, então, não tem muito onde comprar bebidas, além dos restaurantes dos hotéis, que acabam custando bem mais caro.
  • Leve snorkel e pé de pato: se você tiver, é claro. Todos os lugares lá, alugam, mas se você tiver, é claro que é uma economia, além de ser o seu próprio.
  • Ezbag ou Laybag: essa foi uma das melhores compras que fiz ultimamente. Além de ser confortável, é super fácil de encher, principalmente nessa ilha, que é conhecida pelos seus ventos fortes.

Turks and Caicos realmente é um lugar de tirar o fôlego. Se você quiser ver mais um pouquinho da ilha, dá o play, e vem viajar comigo 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s