13 CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VISITAR O JAPÃO

Por Fernanda Fujisawa

Eu fui para o Japão duas vezes: uma quando tinha um aninho de idade e outra esse ano, 2016. Andando por lá, vi algumas coisas muito interessantes e hábitos muito diferentes dos nossos aqui no Brasil. Acabei aprendendo muito, porque estava com os meus pais, que apesar de serem descendentes como eu, sabem bastante sobre a cultura japonesa.

Então, achei nada mais justo do que compartilhar com vocês algumas dessas curiosidades – até para vocês ficarem espertos quando forem visitar o país! 🙂

  1. Os japoneses fazem barulho para comer.

O que para a gente é falta de educação, para eles é totalmente o contrário. O barulho ao comer significa que a comida está gostosa, então, não se assuste! Se você entrar em algum lugar que tenha Lamen ou Udon, vai entender do que eu estou falando.

_mg_6127-copy

  1. Não se deixa comida no prato.

Apesar dos nossos pais terem nos ensinado isso, quando não aguentamos um prato muito grande, acabamos deixando um pouquinho, né? Mas lá, por causa da guerra, isto não existe. Além disso, é considerado uma ofensa ao Chef, então se a comida estiver muito deliciosa, não faça esta desfeita, ok?

  1. Não se dá gorjeta para as pessoas.

No país, é ofensivo dar gorjeta, então não dê para o porteiro que te atendeu muito bem, para o moço que carregou as suas malas até o quarto ou aquele garçom que fez um show na mesa para você. Não se sinta mal, mas eles ganham muito bem e entendem a gorjeta como uma forma de ofensa à profissão deles.

  1. A privada.

Quando vocês chegarem no país vão entender o porquê de um tópico só para ela. Não importa o lugar que você vá, a privada sempre terá mil botões – um para aquecer o assento (sim, sempre que você senta, está super quentinho), um para jato de água mais na frente, outro para jato de água mais atrás, pressão do jato de água, música para as pessoas não ouvirem você fazendo número 2, tampa automática e algumas têm até mais de um tipo de descarga. É, tudo é tecnológico por lá.

Foto: www.inova.jor.br

  1. Máquinas para vender comida nos restaurantes.

Alguns restaurantes optam por não encostar no dinheiro, já que é mais higiênico. Neste caso, eles disponibilizam uma máquina na entrada, onde você compra um “ticket” já com o seu pedido e só entrega ao garçom.

Foto: www.estadao.com.br

  1. Os japoneses usam máscaras.

Ao chegar no país, você irá notar que muitos japoneses estão usando uma máscara no rosto. Não, eles não têm nojo de respirar o mesmo ar que você! Na verdade, eles são tão educados que, quando sentem qualquer sintoma de gripe, já colocam a máscara para não passar para as outras pessoas. Incrível, né?

  1. Existem vagões no metro somente para mulheres.

Para evitar o abuso sexual, existe um horário em que os primeiros vagões do metro são apenas para mulheres. É somente na hora do rush de manhã.

  1. Existe um passe de metrô para turistas.

Não se faz muita propaganda disto por lá, mas existe, sim, um passe de metrô somente para turistas e, acredite, você economizará muito. O passe só é vendido nas lojas HIS ou BIC CAMERA, e você só pode comprar se estiver com o passaporte em mãos. Os preços mudam de acordo com a quantidade de dias que você quer usar. As opções são de 1-day, 2-day e 3-day pass.

9. Pontualidade.

Os japoneses, assim como os europeus, não atrasam nem um minuto, ou seja, se o seu ônibus/ metrô/ trem está marcado para 10h01, 10h01 ele sairá.

  1. Não se espeta o hashi na comida.

Eu não sei se vocês fazem isso, mas eu, sempre que comia alguma coisa com hashi (os famosos pauzinhos japoneses), espetava eles na comida para pegar o copo ou para descansar a mão, por exemplo. Mas isso é total desrespeito, então, nunca faça isso!

  1. Roteador de Wi-Fi portátil.

No Japão, existem roteadores de Wi-Fi portáteis, ou seja, sabe aquele roteador que você usa em casa? Então, só que mil vezes menor, com bateria recarregável e que você pode levar para onde quiser. Para os turistas, existem lugares que alugam o roteador (eu sei que na loja HIS eles alugam). Se você estiver com mais pessoas, é bem legal e mais econômico do que comprar um chip para cada um! Até porque, a internet é 4G e muuuuito mais rápida do que qualquer operadora aqui do Brasil!

Foto: www.businesswire.com

  1. Os japoneses tiram o sapato para entrar em casa.

Na verdade, não só em casa, mas em diversos locais, como nos templos e até em alguns restaurantes. Em lugares abertos, existe uma caixa com um saquinho para você pegar e colocar o seu sapato dentro.

  1. Japan Rail Pass.

O Japan Rail Pass é um passe de trem para turistas com um ótimo preço e praticidade. Se você for fazer alguma viagem de trem bala, o custo benefício é gigantesco! Ele tem diferentes durações, ou seja, você pode comprar o passe com validade de 7, 14 ou 21 dias e, dentro deste período, pode fazer viagens ilimitadas nos trens JR, inclusive no Shinkansen (trem bala) e também nos ônibus e ferrys que possuem o símbolo do JR.

Eu utilizei muuuito esse passe na minha viagem! Fomos de Tokyo para Nara, de Nara para Kyoto (duas vezes), de Nara para Tokyo e de Tokyo para Kamakura e Fujisawa.

Nesta brincadeira, economizamos muito, já que o passe de 7 dias custa 38.880 YEN e só o passe de Tokyo para Nara custa em média 15.040 YEN. Para mais informações, você pode consultar o próprio site do Japan Rail Pass.

Se você está planejando viajar para o país, não deixe de pesquisar muito bem sobre os passes e sobre a cultura que, como se pode ver, é muito diferente da nossa aqui no Brasil! E se tiver qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários, que eu respondo!! 🙂

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. tati shiroma disse:

    melhor blog! amei que você tem uma cidade só pra sua família japonesa de ursos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ursi linda! Você viu só? Tenho uma cidade e ela é sustentável! Hahaha precisamos juntar as nossas famílias e fazer uma super reunião de ursos! ❤

      Curtir

  2. Carol disse:

    Fefe o Rafa vai adorar a privada!! Temos que ir juntas!!! Amei o post ❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vaaaai mesmo, Carol! Vamos juntaaaaas! Já vamos começar a planejar! ❤️

      Curtir

  3. Muito bom post!! 👏👏👏

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s